Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Autoavaliação do PPG-EEL

Para acessar o Relatório de Autoavalização (Quadriênio 2021-2024):

A autoavaliação do PPG-EEL/UNIFEI é conduzida pela comissão interna de autoavaliação. Trata-se de um processo avaliativo regido pela colaboração entre diferentes atores na comunidade acadêmica, e que envolve a construção e o uso de parâmetros para autoconhecimento contextualizado do Programa.

Na primeira etapa, a sistemática de autoavaliação abordou a definição de políticas e aspectos preparativos para o processo, o que proporcionou a formulação do plano e do projeto de autoavaliação com delineamento voltado para a identidade do PPG-EEL.

Foram estabelecidas as dimensões de análise: visão geral; formação discente; acompanhamento; internacionalização; ambiente de trabalho; inserção na sociedade, inovação e planejamento estratégico.

A estratégia adotada remete à organização das dimensões mencionadas e seus respectivos indicadores em dois questionários online, sendo um deles direcionado a discentes do Programa e o outro a docentes do Programa. Desta forma, habilita-se abordagens com foco específico no aluno e no professor. Além de perguntas objetivas, os questionários disponibilizam campos para comentários e sugestões.

Na etapa de implementação ocorreu a coleta de dados participativa, gerando informações qualitativas e quantitativas sobre o PPG-EEL. As informações adquiridas retrataram a percepção de docentes e discentes nas diferentes dimensões de análise, bem como números relacionados à formação discente e à produção intelectual.

A partir das informações obtidas, foi possível identificar forças e fraquezas do PPG- EEL, bem como oportunidades e ameaças. A seguir são apresentados os principais resultados da autoavaliação qualitativa.

Principais forças:
• Inserção no mercado de trabalho;
• Infraestrutura para a realização de pesquisas;
• Ambiente de trabalho e de estudo;
• Incentivo à produção científica;
• Inovação em diferentes áreas;
• Formação multidisciplinar.

Principais fraquezas:
• Visibilidade do programa;
• Atração de bons candidatos;
• Projetos em parceria com instituições estrangeiras;
• Conhecimento dos mecanismos para acompanhamento discente;
• Conhecimento da comunidade quanto ao planejamento estratégico.

Principais oportunidades:
• Ampliação da abrangência internacional;
• Ampliação da divulgação do processo seletivo de alunos;
• Aprimoramento dos critérios de credenciamento docente;
• Estímulo ao domínio de outros idiomas;
• Revisão contínua da estrutura curricular;
• Potencializar a participação de alunos em eventos científicos e atividades
formativas;
• Inovação nos métodos de ensino-aprendizagem e modelo híbrido;
• Divulgação da atuação social do Programa;
• Envolvimento da comunidade no planejamento estratégico.
Principais ameaças:
• Ausência de bons candidatos;
• Desmotivação e/ou evasão de discentes;
• Valores defasados das bolsas de mestrado e doutorado;
• Financiamento limitado por parte das agências de fomento;
• Políticas governamentais de corte de investimentos nas universidades;
• Dedicação parcial de discentes ao programa, em razão de outras atividades
remuneradas durante a realização da pós-graduação;
• Disponibilidade limitada de assistência médica aos discentes, como tratamentos
psicológicos e psiquiátricos.

A análise dos resultados foi considerada na formulação do plano de ações. A comissão de autoavaliação entende que foram levantadas informações relevantes para o planejamento estratégico e acompanhamento do Programa como um todo. Notoriamente, a autoavaliação tem impacto positivo na tomada de decisões do PPG- EEL.

Sobre o Curso

Coordenação

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Tales Cleber Pimenta

tales@unifei.edu.br

COORDENADOR ADJUNTO

Prof. Dr. Ramon Maia Borges

ramon@unifei.edu.br

Conselho

Secretaria

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