Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Colaborações Internacionais

A internacionalização é muito importante e valorizada pelo PPG-EEL. Além dos acordos formais (vide listagem abaixo), há também várias colaborações come docentes de várias instituições estrangeiras sem a necessidade e acordos.

Dentre os acordos mais ativos, destaca-se o acordo entre UNIFEI com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto – INESC e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP (Portugal) nas áreas de confiabilidade de sistemas de geração e transmissão em redes com grande penetração de energia renovável, em particular a eólica. Esse projeto conta também com a participação de pesquisadores da University of Saskatchewan (Canadá), University of Toronto e Kinectrics (Canadá), California Independent System Operator – CAISO (EUA) desde 2003.

O Centro de Estudos em Mercados de Eletricidade – CEME, que é um centro de excelência em mercados de eletricidade focado no aumento da eficiência do mercado de eletricidade Brasileiro com base em planejamento, operação, supervisão, otimização e previsão, tem parceria com o programa de engenharia industrial da University of Texas in Austin.

Outros destaques são o acordo com a Universidade Technische Universiteit Eindhoven – Holanda na área de Smart Grids e a parceria entre UNIFEI, Ecole Polytechnique Federal de Lousanne e GE (divisão Renewable Hydro) em energias renováveis.

A UNIFEI participa da Red Iberoamericana de Generación Distribuida y Microrredes Eléctricas Inteligentes – RIGMEI que é formada por 11 grupos participantes em 8 países nas áreas de estabilidade de tensão.

Promoção da Internacionalização

A organização pan-africana Forum for Agricultural Research in Africa – FARA assinou um acordo em 2019 com a Universidade Federal de Viçosa – UFV para a oferta de bolsas de pós-graduação na área de agricultura e alimentação. No ano seguinte o Tertiary Education Trust Fund – TETFUND da Nigéria, passou a fazer parte do acordo ampliando a oferta de bolsas. Em 2021 a parceria se estendeu para outras áreas, o que permitiu a adesão da UNIFEI com o ingresso de um aluno de mestrado. O programa FARA passou a ser gerido pela Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI, e desde 2023 a UNIFEI tem recebido alunos para mestrado e doutorado.

Impulsionado por esse programa, a UNIFEI passou a oferecer disciplinas em Inglês, e assim os alunos estrangeiros podem obter todos os créditos necessários para o mestrado/doutorado. Os alunos, estrangeiros e Brasileiros, podem fazer as redações de tese/dissertação em língua Inglesa, assim como suas apresentações.

O programa também já recebeu alunos de mestrado e doutorado através de editais GCUB-Mob do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB.

Como forma de promover a sua internacionalização através da acolhida de alunos estrangeiros, o programa oferece a disciplina PLE001 – Português Como Língua Estrangeira. Os alunos estrangeiros que ingressam no programa, e ocasionalmente alunos de outros programas, cursam essa disciplina.

Para a promoção da internacionalização, o programa contempla algumas medidas:

Sobre o Curso

Coordenação

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Tales Cleber Pimenta

tales@unifei.edu.br

COORDENADOR ADJUNTO

Prof. Dr. Ramon Maia Borges

ramon@unifei.edu.br

Conselho

Secretaria

Rolar para cima
Ir para o conteúdo